Deficiência de ferro em crianças e gestantes é assunto sério

A deficiência de ferro pode causar sérios problemas de saúde para as mamães e seus filhotes, como a anemia. Você já sabe o que fazer para manter uma dieta rica com esse nutriente? Veja algumas dicas no Gourmet Jr!

Deficiência de ferro em crianças e gestantes é assunto sério

A deficiência de ferro nas mulheres gestantes e nas crianças é muito mais comum do que parece. Antes de tudo é importante entender que a deficiência de ferro acontece pela falta de glóbulos vermelhos no organismo e quando isso ocorre com mulheres grávidas, o bebê pode sofrer atrasos no desenvolvimento. Além disso, essa falta de ferro pode gerar outro problema muito sério de saúde, a anemia.

Na maioria das vezes, a deficiência de ferro durante a gravidez ocorre por conta das necessidades do feto em desenvolvimento. Entretanto, alguns outros fatores como nutrição inadequada, perda de sangue e doenças gastrointestinais também contribuem para o aumento de casos desse problema. 

A importância do ferro na gestação

O ferro é um nutriente extremamente importante para a saúde e ajuda principalmente na formação das células vermelhas do sangue, além de ser essencial para o transporte do oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo.

As mamães precisam ter cuidado redobrado durante a gestação e após o nascimento do bebê, porque a deficiência de ferro aumenta as chances do pequeno nascer prematuro e abaixo do peso, aumenta o risco de morte para as mulheres durante o parto ou no pós-parto, deixa as crianças mais suscetíveis à infecções, diminui a capacidade de aprendizagem dos filhotes, além de interferir no crescimento saudável deles.

Como identifico o problema

Para um diagnóstico preciso da deficiência de ferro, é essencial passar por alguns exames laboratoriais, o popular exame de sangue. Entretanto, vale ficar de olho nos seguintes sintomas:

  •         Falta de apetite;
  •         Palidez da pele e mucosas;
  •         Falta de disposição para as atividades diárias;
  •         Apatia nas crianças (os pequenos não sentem vontade de se movimentar);
  •         Dificuldade em aprender.

Anemia por falta de ferro

Também conhecida como anemia ferropriva, a anemia por deficiência de ferro é a mais comum de todas as anemias e ocorre principalmente durante a gravidez, parto, amamentação, fase de crescimento de crianças e adolescentes e com pessoas que fizeram cirurgia de redução de estômago. Entretanto, esse problema pode acometer qualquer pessoa que esteja com falta de ferro.

A anemia por deficiência de ferro pode causar palidez, falta de apetite, cansaço, apatia, palpitações e taquicardia. No caso dos pequenos, esse tipo de anemia pode aumentar as chances de ter infecções.

Alimentos para evitar a deficiência de ferro

Para evitar esse tipo de problema é importante manter sua dieta e a dos filhotes equilibrada e rica em ferro. Mas, você já sabe quais alimentos são ricos nesse nutriente? Confira!

  •         Carne
  •         Peixes
  •         Leite
  •         Iogurte
  •         Feijão
  •         Leguminosas
  •         Cereais

Dicas de receitas ricas em ferro

Bolo de beterraba

Essa receitinha é ótima porque a beterraba é rica em ferro. Além de ser prática, os nutrientes da beterraba vão colorir o seu café da manhã, a lancheira e/ou o lanche da tarde com muito afeto.

Hambúrguer de carne e beterraba

Uma mistura de dois alimentos ricos em ferro. Essa receitinha é da chef Malu Lobo e foi testada pela mamãe Camila e aprovada pelo Santiago!

Filé de peixe assado com batata-doce e maçã

Além de conter ferro, peixe é bom para o sono, maçã para os dentes e a batata-doce para os olhos. Preparar esse pacote de saúde é fácil e ele pode ser oferecido para os bebês e para os maiorzinhos.

Iogurte natural com frutas e granola

Para o lanchinho ou café da manhã, esta receita, além de ser super fácil, é muito nutritiva. 

Feijão preto com tomate

Feijão é muito nutritivo e uma delícia, com dicas para seu preparo ficar ainda mais prático, então, fica sensacional!

Caldo de carne caseiro

Essa receita é base para diversos pratos únicos, dando um sabor especial para as suas preparações.

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas