Consumir sal faz bem à saúde

Um estudo internacional sobre o consumo de sal vem questionando se a ausência desse tempero não faria tão mal quanto o seu excesso. Saiba mais neste post!

Passa o sal

Desde a comidinha do bebê até a sopa do vovô, a gente cansa de ouvir: cuidado com o sal. Mas será mesmo que destemperar o papá é mais saudável?

Um grande estudo internacional está dizendo que não é bem assim. Para a maioria das pessoas, consumir quantidades normais de sal – o equivalente a 2,5 colheres de chá por dia- é mais seguro para o coração do que dietas com quantidades muito baixas.

Mas não faz mal?

O sódio é um daqueles vilões que volta e meia aparecem por aí, mas, se lembrarmos bem, ele é também um nutriente essencial para nosso corpo. Então, o que os pesquisadores defendem é que privar o corpo desse temeperinho é o que faz mal, pois ele regula o volume do sangue, auxilia a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular: tudo o que o coração precisa. Além disso, das 94.000 pessoas que o estudo acompanhou em 21 países, menos de 5% extrapolaram a dose recomendada.

Vale lembrar que a gente está pensando no sal que usamos para temperar a comidinha caseira, feita com amor e tudo de saudável. Bem diferente dos produtos industrializados, que já vem de fábrica com uma dose de sódio muito maior do que precisa.

Então bota tempero

Verdade seja dita: comida sem sal é dura de engolir. Isso acontece porque uma das funções do pozinho mágico é ressaltar o sabor dos ingredientes. Claro que, quando se trata das primeiras papinhas, evitar o sal é o recomendado. Isso porque o corpo dos pequenininhos ainda está começando a entender o que fazer com cada nutriente e as papilas gustativas só estão começando a descobrir os sabores. Então, até os 10-12 meses, vai no natural. Mas para os maiorzinhos, um papá bem feitinho, com tudo na medida, é uma ajuda a mais pra treinar o paladar da turminha e deixar ainda mais gostoso descobrir novos sabores.

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.