Constipação intestinal: alimentos que regulam o intestino preso
Muitos pais sofrem por não saber como solucionar a constipação intestinal de bebês e crianças. Separamos uma lista com alguns alimentos que podem ajudar a resolver esse problemão!
Desde a infância até a vida adulta o funcionamento do intestino é essencial para o cultivo de uma vida saudável. Acabar com a constipação intestinal de bebês e crianças é um desafio para muitos papais e mamães, afinal, os pequenos costumam sofrer bastante quando isso acontece – principalmente quando o problema vem acompanhado das aterrorizantes cólicas.
O olhar clínico nos ingredientes do papá pode ajudar a regular o intestino. Aqui no Gourmet Jr você lerá uma listinha dos melhores alimentos para problemas de intestino preso – e saborosas receitas com eles.
O poder das fibras na constipação intestinal
As fibras são elementos vegetais resistentes à digestão. Podem ser encontradas em diversos alimentos, como: grãos, frutas, legumes e verduras, ou seja, incluir na rotina é fácil e super prático!
Como passam intactas pelo processo digestivo e não são absorvidas, elas chegam até o intestino para manter a consistência normal das fezes, eliminar o excesso de colesterol e glicose, facilitar o trânsito intestinal e alimentar bactérias boas.
Alimentos ricos em fibras + receitinhas
- Abacate: repleto de nutrientes como vitamina A e C, o abacate também possui ômega 3 e melhora o funcionamento do cérebro.
Sugestão de receita: confira a vitamina de banana, abacate e canela. - Couve: fácil de preparar para o papá, a couve, além das fibras, acrescenta a cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A, C B5 e K.
- Batata doce: possui carboidratos, vitamina A, vitamina C, fósforo, potássio e cálcio, além de ação antioxidante.
Sugestão de receita: confira o saboroso filé de peixe assado com batata doce e maçã - Cenoura: além de versátil para diversos pratinhos, a cenoura é famosa pelo seu betacaroteno e outros nutrientes, como luteína, cálcio, vitamina A, potássio e ferro.
Sugestão de receita: confira o muffin de cenoura. - Maçã: o sabor único da maçã não é o único destaque da fruta! Ela conta também com fitonutrientes, vitaminas C e A e também as queridinhas fibras.
Sugestão de receita: confira a sopa de mandioquinha com maçã. - Espinafre: destaque pela quantidade de nutrientes, o espinafre é famoso por contribuir com quantidades saudáveis de potássio, cálcio, ferro, ácido fólico e vitaminas A, C e K.
Sugestão de receita: confira o espinafre refogado com uvas-passas.
Prisão de ventre não é mamão com açúcar
Não esqueça da água!
Além dos sólidos, a água não pode ficar de lado no cronograma alimentar dos pequenos. A fibra em conjunto com a água facilita no hora de evacuar e diminui o desconforto abdominal. O indicado é o consumo entre as refeições e não durante a hora do papá.
Nutrição com responsabilidade
Consulte sempre um profissional especializado para ter orientações sobre as quantidades corretas de fibras e os melhores períodos para comer, afinal, não queremos intestino solto demais, não é mesmo?
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.