Como salvar o mundo comendo

Uma comissão com dezenas de pesquisadores propôs uma série de mudanças na alimentação da população para cultivarmos um planeta mais saudável.

Como será o amanhã?

O desafio que motivou a reunião dessas mentes brilhantes foi: como alimentar 10 bilhões de pessoas até 2050. Pois é, é esse tantão de gente que vai morar no nosso planeta azul em 30 anos. E, como já estamos passando por muitos desafios ambientais e sociais em 2019, essa Liga da Justiça Socioambiental resolveu buscar soluções.

Como bons cientistas, eles dividiram o problema em dois: o que se come e como produzir alimentos de forma sustentável. A recomendação para o que se coloca no pratinho é muito parecida com o que a gente vem falando por aqui, mas com medidas mais precisas: precisamos dobrar o consumo de frutas, grãos integrais, vegetais, leguminosas e castanhas, e cortar pela metade o consumo de carne vermelha e açúcar, principalmente aqueles que vem nos produtos industrializados.

Precisamos dobrar o consumo de frutas, grãos integrais, vegetais, leguminosas e castanhas.

Afagar a terra

Já na produção agrícola, o puxão de orelha foi por causa do desperdício de alimentos e de recursos, como fertilizantes, água, combustíveis e a utilização do solo. Mas não só de bronca vivem os relatórios, eles também listaram uma série de estratégias para atingirmos esses objetivos: construir compromissos nacionais e internacionais em busca de uma dieta saudável, reorientar as prioridades na agricultura para a produção de alimentos saudáveis e de alta qualidade, fortalecer e coordenar a governança das terras e do oceano, diminuir pela metade o desperdício de alimentos.

Na produção agrícola, o puxão de orelha foi por causa do desperdício de alimentos e de recursos.

Será que eles estão exagerando?

Os pesquisadores são mais enfáticos do que nossos filhos de dois anos ao falarem não. Eles afirmam que os dados analisados são fortes e suficientes para chegarem na conclusão de que as mudanças tem que ser pra já.

E para nós, pais, ficam algumas tarefinhas para garantirmos a saúde do corpinho e da morada dos nossos filhotes: papá saudável e sem desperdício, além de atenção e cobrança para as políticas públicas que garantam uma vida melhor para essa geração que está chegando. Se precisar de inspiração, dê uma olhada nas nossas receitas!

Você já pode deixar marinando sua ideia de plantar árvores para salvar o mundo e, ao invés disso, dar um pulo na cozinha e rever o cardápio da semana. Uma comissão com mais de 30 cientistas elaborou um relatório que explica como devemos mudar nossa dieta e a produção de alimentos para manter a saúde do planeta e das pessoas.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.