Como levar as crianças para a cozinha com segurança
Na hora de levar os filhotes para a cozinha, os papais sempre ficam em dúvida sobre quais tarefas eles podem fazer sem correr riscos. Pensando nisso, separei dicas por faixa etária para tornar essa experiência em pura diversão!
Com a chegada do Dia das Crianças, os pais sempre buscam formas diferentes de divertir os filhos nesta data tão especial. Já pensou em tirar esse dia para levar as crianças para a cozinha com segurança? Pode ser uma opção muito divertida, além de estimulá-los à independência e mostrar a importância de ter uma boa alimentação. Entretanto, alguns papais ficam em dúvida sobre quais tarefas delegar para cada faixa etária, uma das dicas é primeiro mostrar como fazer e depois deixar a criança fazer por conta própria.
Para não restar dúvidas, separamos algumas dicas sobre o que as crianças podem fazer na cozinha por faixa etária.Todos prontos? Mãos à obra!!!
De 2 a 3 anos de idade
As habilidades motoras das crianças dessa idade variam muito, por isso cabe aos papais identificar o nível de independência e a capacidade de execução para as tarefas para levar as crianças para a cozinha com total segurança.
De 4 a 5 anos
As crianças dessa idade já podem ajudar em muitas tarefas na cozinha, mas precisam de supervisão. Os filhotes de 4 a 5 anos podem espremer limões usando espremedor de plástico, lavar os alimentos na pia, colher as folhas de ervas frescas, cortar alface e outras folhas com as mãos, ajudar a bater a massa de alguns alimentos, retirar batata ou inhame cozidos da pele com uma colher e mexer os alimentos frios, como vinagrete. Mas é claro, Todas as atividades precisam ser bem supervisionadas pelos papais.
De 6 a 7 anos
As crianças dessa idade já estão prontas para assumir algumas atividades “mais adultas”. Entretanto, ainda é preciso ficar de olho e lembrá-los para tomar cuidado na hora de cortar ou ralar os alimentos. Algumas tarefas que os filhotes dessa idade podem fazer: cortar e picar legumes com facas pequenas, descascar legumes e frutas, untar formas, medir quantidade de temperos, moldar hambúrgueres, montar e decorar pratos.
De 8 a 9 anos
As atividades dessa faixa etária são muito parecidas com as anteriores, mas você deve decidir se as crianças estão prontas para seguir em frente com novas atividades ou se devem continuar com as tarefas anteriores. Geralmente com essa idade, eles já podem começar a aprender como manusear um abridor de latas ou um cortador de pizza e preparar alimentos que não vão no fogo.
Crianças a partir de 10 anos
A partir dessa faixa etária, as crianças começam a trabalhar de forma mais independente na cozinha, porém ainda precisam da supervisão de um adulto. Eles já podem preparar os alimentos usando fogo e fazer receitas mais simples.
Dica para os papais na hora de levar as crianças para a cozinha
É preciso uma preparação especial antes das crianças irem para a cozinha, por isso os papais devem retirar todos os utensílios que não serão usados, para manter tudo sob controle. Como as crianças costumam dispersar rapidamente das atividades, vale a pena escolher receitas com poucas etapas e poucos ingredientes.
A faca realmente não é um utensílio apropriado para crianças, porém as mais velhas podem aprender a cortar certos ingredientes. Ensine-as a manusear as facas e deixe os cortes mais complicados por sua conta. Outro ponto muito importante para aproveitar o Dia das Crianças com segurança é não deixar os filhotes sozinhos em momento algum e deixe claro todos os perigos que existem na cozinha.
Quer algumas opções de receitinhas para fazer com as crianças? Aprenda a montar um cardápio delicioso para o Dia das Crianças aqui no Gourmet Jr.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.