Como garantir alimento para uma população cada dia maior?

É um desafio do tamanho do mundo conseguir alimentar uma população que está crescendo e ficando mais alta e mais pesada. Mas você pode fazer a sua parte! Saiba como!

9 bilhões de pessoas mais altas, mais pesadas e com mais apetite! Essa será a população mundial em 2050 de acordo com uma pesquisa da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Os pesquisadores olharam as mudanças que ocorreram em 186 países de 1975 a 2014 e perceberam que, ao pensar em como alimentar o mundo todo, não vai ser só a quantidade de pessoas que vai afetar essa conta, mas o quanto elas comem também!

Desafio do tamanho do mundo

O estudo publicado na revista Sustainability mostra que de 1975 a 2014, a quantidade de comida que vai nos pratinhos e pratões aumentou em 129%. A população saltar de 4 bilhões para 7 bilhões de pessoas nesse período com certeza foi uma das causas, mas, pelo visto, não foi a única. Quanto maior o peso da pessoa, mais calorias (ou seja, mais comida) ela precisa para manter o corpo funcionando. E foi isso que aconteceu nesses 40 anos: temos mais gente no mundo que precisa comer mais.

Se você colocar uma lupa em cada país, aí que a situação fica mais complexa! Como a humanidade é muito diversa, há países que a população ganhou 6% de peso e outros em que os ponteiros subiram em 33%. Essa matemática tão cabeluda é importante quando pensamos na questão de alimentar a todos. Afinal, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas é zerar a fome até 2030, quando teremos em torno de 8,6 bilhões de humanos no planeta. Olha só o tamanho do desafio!

Soluções para o presente

O bom é que os autores do artigo já citaram algumas soluções que podem ser colocadas em prática hoje: reduzir o desperdício e o tamanho da viagem entre o alimento produzido e o prato, promover dietas que exijam menos recursos naturais e encorajar um modo de vida mais moderado e saudável. Ou seja, tudo o que a gente já vem conversando por aqui: dê preferência aos produtores locais, evite alimentos processados, capriche nas frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas, respeite os sinais de saciedade do seu filhote e brinquem muito juntos, especialmente ao ar livre!

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.