Massa de pizza

Receita super fácil do livro "Pizzas" por Craig W. Priebe e Dianne Jacob publicado no Brasil pela Publifolha, págs. 22/23.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Deserunt, veniam?

  • Dificuldade

    Fácil

  • Preparação

    1h10

  • Cozimento

    20 min.

  • Porções

    2 bases de pizza

Ingredientes

  • 3/4 xíc. (chá) de água morna
  • 1 pacotinho de fermento biológico seco
  • 1/2 col. (chá) de açúcar
  • 1 1/2 xíc. (chá) de farinha branqueada naturalmente (costumo usar a farinha branca tradicional)
  • 1/4 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 col. (chá) de sal marinho
  • 2 col. (sopa) de fubá, de preferência branco, mais um pouco para polvilhar a fôrma
  • 2 col. (sopa) de azeite extravirgem, mais 1/4 de colher (chá) para a tigela

Modo de preparo

  1. Coloque a água morna numa tigela pequena ou num copo medidor. ( Se a água estiver quente demais, o fermento cozinha; se muito fria o fermento não cresce). Acrescente o fermento e o açúcar e misture até dissolver bem e ficar com uma cor bege uniforme. Deixe repousar por 5 minutos, até a água começar a fermentar, formando uma fina película de bolhas na superfície, indicando que está ativa.
  2. Se for sovar com a batedeira: Junte as farinhas e o sal numa tigela de 4-5 litros. Bata na velocidade mais baixa, para misturar os ingredientes secos. Adicione a água fermentada e o azeite. Misture na velocidade mínima, para os ingredientes se incorporarem bem. Se precisar, use uma espátula para raspar as laterais. Aumente a velocidade para média e sove por 2 minutos. A massa deve formar uma bola, a menos que esteja úmida demais ou grudenta. Nesse caso, junte o mínimo de farinha necessário para desgrudar. a massa deve soltar-se facilmente das laterais e formar uma bola.
  3. Se for sovar com o processador: Meça todos os ingredientes dentro do misturador. Use a lâmina plástica especial para a massa (a lâmina de metal pode cortar a massa em pedaços). Deixe na opção pulsar em toques rápidos por uns [timer length=3]3 minutos[/timer]. Essa técnica evita que a massa esquente.
  4. Se for sovar com as mãos: Meça as farinhas e o sal numa tigela grande. Adicione a água fermentada e o azeite. Misture bem, mexendo com uma colher resistente. Polvilhe ligeiramente uma superfície limpa e seca. Faça uma bola na massa, coloque sobre o balcão e pressione para baixo com a palma da mão. Dobre a massa e pressione novamente. continue a abrir e pressionar a massa por uns 8 minutos, até que fique homogênea. (Você sentirá a consistência diferente, mais macia e elástica). Adicione apenas um pouco de farinha para evitar que a massa grude.
  5. Ponha o restante do azeite (1/4 col. de chá) numa tigela média. A massa estará grudenta, portanto enfarinhe as mãos antes de colocá-la na tigela. Vire-a diversas vezes até ficar envolta em azeite, para evitar que se forme uma crosta enquanto a massa cresce.
  6. Cubra com filme de PVC e deixe num local com temperatura de 20 a 25ºC, sem correntes de ar frio, por 2 horas, até que quase dobre de tamanho.
  7. Mantenha em repouso na geladeira de véspera ou por uma hora, para firmar. Já que a massa é ligeiramente grudenta, refrigerá-la ajuda a agregar sabor e textura. A massa pode ser guardada na geladeira por até três dias.
  8. Esta receita é suficiente para duas bases de 30 cm de diâmentro. Abra a massa e asse no forno, a 200ºC, por uns 12 minutos. Tomando cuidado para não queimar.
  9. Eu grelho as minhas pizzas em uma churrasqueira a gás, por 5minutos de cada lado antes de colocar o molho e a cobertura.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

veja também.