Beber chá regularmente melhora a saúde do cérebro
Quem nunca tomou um chazinho para curar algum problema de saúde? Além de ser uma bebida gostosa, o chá pode melhorar a saúde da nossa cachola. Veja mais detalhes desta descoberta e quais tipos de chá são indicados para os pequenos!
A cada dia que passa temos mais certeza que o chá é um grande aliado da nossa saúde e seus benefícios não são apenas papo de vovó como muitos pensaram. Segundo uma pesquisa publicada pelo periódico científico Aging, o segredo para ter um cérebro saudável é beber chá regularmente. Pesquisadores de países como China, Cingapura e Reino Unido, realizaram testes de cognição em 36 adultos, todos com mais de 60 anos de idade, e constataram que aqueles que beberam chá verde, chá chinês Oolong e chá preto pelo menos quatro vezes por semana durante 25 anos, tiveram uma conexão mais eficiente entre as regiões do cérebro, ou seja, as informações são processadas de uma forma mais organizada.
“Quando um sistema de estradas é melhor organizado, o movimento dos veículos e dos passageiros é mais eficiente e usa menos recursos. De modo similar, quando as conexões entre as regiões cerebrais são mais estruturadas, o processamento de informação ocorre de modo mais eficaz”, explica o pesquisador Lei Feng, líder do estudo.
O grupo de cientistas ainda descobriu que beber chá regularmente diminui o risco de declínio das funções cognitivas e as pessoas geneticamente mais vulneráveis ao Alzheimer podem ter redução dos danos da cognição em até 86%. Demais, né?
Mas e meu filhote também pode tomar chá?
Agora que já conhecemos alguns dos benefícios desta bebida mágica e deliciosa, resta a dúvida: os bebês e as crianças pequenas podem tomar chá? Sim! Só devemos ficar atentos aos tipos de chá próprios para essa fase. Assim como outros alimentos, os bebês podem ingerir chá só depois do sexto mês de vida, quando estão na fase de introdução alimentar. A forma mais comum de preparar o chá é por meio da infusão por água quente por alguns minutos, depois é só coar e servir morninho. Vale lembrar também a importância de não adoçar o chá, pois o seu pequeno deve sentir o paladar natural dos alimentos. Entre os chás indicados para os pequenos estão:
- Erva doce (alivia gases e cólicas)
- Capim santo (ajuda no funcionamento do intestino)
- Camomila (além de ser calmante, diminui enjoos)
- Erva cidreira (tranquiliza, alivia tosse, cólicas e gases)
- Hortelã (ajuda na digestão e no combate a gripes)
Na hora de escolher um chá para os pequenos, é importante evitar ervas que contenham cafeína, como chá mate, preto e verde, porque segundo a nutróloga Liliane Oppermann, são estimulantes e contêm substâncias que podem dificultar a absorção do ferro e cálcio.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.