Alimentos brancos: muitos benefícios e deliciosas receitas
Combate o câncer, reduz o colesterol, protege o coração... Confira esses e outros benefícios atribuídos aos alimentos brancos e amarelinhos.
A gente falou um muito sobre as cores dos alimentos e seus benefícios, mas isso quer dizer que alimentos brancos ou com aquele amarelinho pálido não possuem muitos nutrientes? Nada disso! Eles também tem propriedades importantes, além de fazerem uma ótima combinação com o colorido dos outros alimentos!
Tô bege!
Esses alimentos pálidos tem um antioxidante flavonoides bem forte: a antoxantina. Ele é uma grande aliada no combate ao câncer, auxilia na redução do colesterol e protege o coração. Mantém a comunicação entre as células de defesa bem alinhada para combater qualquer invasor e ajuda na regulação dos processos inflamatórios. Esse pigmento também deixa todo mundo bem da cuca, fazendo bonito em um estudo publicado no ano passado mostrando sua ação no combate contra a Doença de Alzheimer.
Muitas vezes alimentos com antoxantinas fazem uma dupla dinâmica com as vitaminas do complexo B. Isso porque muitos alimentos que possuem esses pigmentos também são ricos nessas vitaminas. E aí é benefício para tudo quanto é lado: o sistema nervoso funcionando direitinho, o corpo produzindo energia, combatendo a fadiga e a criançada com a disposição lá em cima! Uma dica? Aproveite para rechear o seu prato também com esses alimentos e, assim, acompanhar melhor o pique do filhote.
Branco combina com tudo
As antoxantinas estão presentes em alimentos como: feijão branco, batata, banana, polpa da maçã, couve-flor, pera, rabanete, repolho, alho, cebola, cogumelos, aipim e inhame. E, para não passar em branco, aqui vão algumas receitas gostosas para você se inspirar!
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.