Alimentação saudável, criança feliz!

Comer bem traz felicidade? Quase... entre os benefícios dos hábitos saudáveis em crianças estão uma autoestima maior e um melhor relacionamento com os pais e amiguinhos. Confira neste post!

A ciência do papá afetivo

Uma coisa que a gente acredita muito por aqui é que o principal ingrediente para uma comidinha saudável é felicidade, afinal a boa alimentação vai muito além da escolha balanceada de nutrientes, tem a ver com afeto, boas lembranças e sensações gostosas que as crianças vão levar para vida toda.
Não é que uns cientistas foram lá e resolveram provar o que a gente sempre acreditou?

Uma porção de felicidade

Pesquisa publicada no periódico científico BMC Public Health mostrou que bons hábitos alimentares na infância estão relacionada ao bem-estar psicossocial. O estudo realizado com mais de 7 mil crianças entre 2 e 9 anos de idade em diversos países da Europa acompanhou a vida da turminha por dois anos para tentar entender como a qualidade das refeições impactava no desenvolvimento de suas emoções. O resultado foi que crianças com hábitos saudáveis apresentaram melhor autoestima, menos problemas emocionais e  melhor relacionamento com colegas e também com os pais.

O resultado foi que crianças com hábitos saudáveis apresentaram melhor autoestima, menos problemas emocionais e  melhor relacionamento com colegas e também com os pais.

Prato cheio de autoestima

Os bons hábitos alimentares considerados no estudo não são nada além do básico que todo mundo precisa: controlar a quantidade de açúcar refinado e gordura no pratinho e encher de frutas e vegetais. Só isso já é o suficiente para desenvolver pessoinhas superespertas e com um sorriso no rosto.

O que surpreendeu os pesquisadores é que o bem-estar e autoestima das crianças com dietas balanceadas independe de peso: elas são mais felizes e pronto. Isso mostra que não é uma questão de ser magrinho e estar nos padrões, pequenos gordinhos e saudáveis também estão rindo à toa quando pensam na sua saúde no futuro.

Dois lados do mesmo pratinho

A única coisa que os cientistas não conseguiram descobrir é o que vem primeiro: comer bem faz as crianças se sentirem melhor ou crianças que se sentem bem comem melhor. Na dúvida, encha a hora do papá de sorrisos, cores e boas histórias que só vai fazer bem, não tem erro.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.