Dicas de alimentação para bebê prematuro

A nutricionista @fernandasaccoletto reuniu algumas dicas para nutrir os pequenos bebês prematuros. Eles precisam de alguns cuidados especiais para crescerem fortes e saudáveis. Confira todos os detalhes no Gourmet Jr!

bebê prematuro

O bebê prematuro possui duas idades: a idade cronológica e a idade corrigida.
Idade cronológica: é a idade real, ou seja, o tempo de vida dele após o nascimento.
Idade corrigida: idade ajustada de acordo com o grau de prematuridade.
Se o pequeno tem 4 meses de idade, mas nasceu com 32 semanas de idade gestacional, na verdade, ele tem 2 meses de idade corrigida.

O desenvolvimento deve ser analisado de acordo com a idade corrigida, e é importante lembrar que cada um possui seu tempo de crescimento e maturidade neurológica. Os papais não devem se desesperar e nem ter pressa. Como para toda criança, o aleitamento materno deve ser a única fonte de alimentação até os 6 meses.

A importância da amamentação

A mãe produz leite alta de qualidade e com todos os nutrientes necessários para o bebê prematuro – por isso a importância de amamentar sempre que possível. Quando o pequeno não tem condições de sugar adequadamente, o leite é oferecido de outras formas como, por exemplo, por sonda ou copinho.

Se a criança tiver que ficar por mais tempo no hospital, as mamães devem ser encorajadas a fazer ordenha manual ou mecânica para estimular a lactação. Mesmo sendo um desafio, amamentar o bebê prematuro não é impossível e deve ser estimulado por todos os profissionais de saúde. Após a alta, seja da UTI ou de uma internação comum do hospital, deve-se manter o leite materno, conforme orientação médica.

A alimentação complementar é recomendada a partir dos 6 meses, porém, para os prematuros, é necessário consultar o pediatra.

Pontos que mostram se o bebê está pronto para a introdução alimentar:

    • desenvolvimento motor (controla cabeça e tronco, o pequeno senta com apoio);
    • maturidade neurológica para deglutir;
    • maturidade neurológica para digestão e excreção;
    • maturidade para aprender a mastigar.


Importante relembrar:

É preciso dar apenas leite materno até os 6 meses do bebê prematuro – não são permitidos chás, água ou outras bebidinhas e comidinhas. A partir desse período, o pequeno terá condições de receber novos alimentos, por isso a importância de consultar profissionais para verificar se a criança está apta para a introdução alimentar.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.