A redução dos agrotóxicos pode se tornar realidade no Brasil
Conheça a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos que foi aprovada pela Comissão na Câmara dos Deputados em dezembro de 2018 e pode trazer mais saúde para o pratinho da família toda!
Um novo papá é possível
Imagina um futuro em que a gente não precisasse se preocupar com a quantidade de agrotóxicos que tem no papá! Onde você encontrasse produtos orgânicos facilmente e conseguiria pagar por eles sem problemas. Tem um projeto de lei na Câmara dos Deputados que quer facilitar a construção desse mundo.
Conta mais!
A proposta aprovada pela Comissão especial da Casa nessa última terça-feira (4) pretende criar uma Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PL 6670/16). O projeto busca incentivar a produção orgânica e agroflorestal e diminuir gradativamente o uso de pesticidas nas plantações. Além de informar e facilitar a participação de todos os envolvidos na cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor. Ou seja, você também vai ter mais acesso à informação do que vai no pratinho do seu filho.
Toda essa movimentação dá uma esperança grande sobre o futuro da alimentação dos nossos filhotes. No entanto, a análise do texto pelos deputados não tem prazo para acontecer. E isso não é muito legal. Ainda mais quando lembramos que há projeto de lei preocupante, que dá mais liberdades ao uso do agrotóxico, esperando ser votado na Câmara.
Vamos aos detalhes
Uma das ideias do PL é criar zonas livres e de uso restrito para agrotóxicos, principalmente perto de escolas, de rios e áreas de proteção ambiental. Outro artigo do projeto pretende proibir o registro de produtos classificados como “extremamente tóxicos”. Além disso tudo, essa lei pretende deixar todo esse processo de registro mais transparente, garantindo a participação das organizações da sociedade civil que atuam no país e trabalham com assuntos como agricultura, meio ambiente, saúde pública e defesa do consumidor. Ou seja, aqueles que mais se preocupam com a nossa saúde estarão mais por dentro do que está acontecendo, podendo agir de forma mais rápida para impedir o que for contrário aos interesses da sociedade.
Imagina que incrível! Um país com agricultura, população e meio ambiente mais saudáveis graças a uma Política Nacional que realmente interessa à sociedade. Vamos ficar de olho?
Enquanto isso, vamos combinar de manter o consumo de frutas, legumes e verduras a toda, tá? Pode ser da agricultura convencional ou orgânica, porque ainda são as opções mais saudáveis pro corpinho do filhote. Afinal, alimentos utraprocessados, além de pesticidas, possuem outras substâncias químicas adicionadas.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.