A ONU quer a gordura trans fora das prateleiras

A gordura trans está a um passo de perder seu status de cidadã internacional! Confira os planos da ONU para que esse ingrediente não seja mais aceito nas prateleiras do mundo.

Recolhido o passaporte da gordura trans

Tem na bolacha, no salgadinho, no chocolate e até na pipoca de microondas. Onde tiver um pacotinho, é batata que ela está lá. Mas o mundo está querendo mesmo é sumir com ela.

Você sabe de verdade o que é gordura trans?

A gordura trans é uma substância que quase não existe na natureza, mas a indústria de alimentos descobriu que é uma forma barata de substituir a gordura animal, além de deixar os produtos mais crocantes e ressaltar o sabor. Produzida artificialmente, ela também atende pelo nome de gordura vegetal hidrogenada. Isso porque, para prepará-la, é adicionado hidrogênio às moléculas de óleo vegetal, aumentando a consistência e durabilidade.

O problema é que diferente das gorduras comuns, as cis, a gordura trans não é metabolizada pelo corpo humano, então ela forma placas e vai se depositando nas artérias, causando tudo quanto é doença cardiovascular.

Com os dias contados

Gordura trans não tem nada de bom, por isso a OMS quer que até 2023 ela seja retirada dos alimentos no mundo inteiro. Segundo o órgão, é possível substituir por opções mais saudáveis sem alterar o custo nem o gosto da comida. No lugar da gordura trans, seriam utilizados as gorduras ou os óleos mais adequado para cada região, considerando inclusive aqueles extraídos localmente.

Segundo a OMS, essa mudança só vai mesmo fazer bem ao coração:tirar a gordura trans do cardápio evitaria 540 mil morte por ano.

E o mundo?

O bom dessa história é que o mundo inteiro está começando a concordar e dar adeus a gordura trans. A Dinamarca foi o primeiro país a controlar bem direitinho as gorduras hidrogenadas, assim como vários países da Europa e Escandinávia, que regulamentaram 2g de trans a cada 100g de gordura. Até os Estados Unidos disseram sim pra mudança e prometeram entrar na onda gordura trans-free a partir do ano que vem.

E o Brasil?

Por aqui, desde 2006, os avisos sobre a tal gordura são obrigatórios nos rótulos dos produtos. O limite tolerado pela Anvisa é 0,2 gramas por porção. Além disso, as leis já vem caminhando pro mesmo lado que a OMS espera e já tem até projeto de lei para proibir o uso de gorduras vegetais hidrogenadas na fabricação de alimentos.

Olha quanta notícia de alegrar o coração!

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas