A importância da vitamina C para as crianças
A vitamina C é uma grande aliada contra gripes e resfriados. E não é só isso, não! Confira os benefícios e onde encontrar esse nutriente.
Sopa de letrinhas nutricional
Enquanto o bebê mama no peito as suas necessidades nutricionais são supridas com o leite materno, mas quando chega a hora de introduzir novos alimentos, as mamães costumam ter muitas dúvidas em relação aos nutrientes que o bebê vai precisar e na forma de fornecer essas vitaminas.
O que faz?
A vitamina C é um desses nutrientes essenciais. Importantíssima, segundo explica a especialista em nutrição infantil Priscila Maximino, de São Paulo, essa vitamina potencializa a absorção do ferro, mineral que funciona como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, transporte o oxigênio pelo corpo. Ela também é necessária para a saúde da pele e das mucosas, favorece a cicatrização, aumenta a resistência às infecções e participa do controle dos níveis de colesterol. Pensa que acabou? Esse nutriente também é antioxidante, tendo o poder de regenerar as células.
Onde vive?
As principais fontes são as frutas cítricas, tais como a laranja, acerola, limão e as frutas vermelhas, como o morango, a goiaba e o mamão formosa. Pimentão, tomate, couve-flor, couve e brócolis também possuem essa vitamina, sendo esses dois últimos um combo completo por serem boas fontes de ferro. Vale a pena investir nesses ingredientes ao preparar papinhas para os bebês, sucos e outras receitas para os maiorzinhos.
Como come?
Quanto mais fresquinho, melhor! O ideal é consumir o alimento logo após o preparo, pois a vitamina C se perde quando exposta ao ar e à luz. E, para te ajudar a pensar em pratos nutritivos em rápidos, juntamos aqui algumas receitas do site.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.