8 alimentos perigosos para crianças

Comida de criança para o Gourmet Jr. é comida fresquinha, colorida pela natureza, preparada e oferecida como forma de demonstrar amor e cuidado. Confira a nossa listinha de alimentos que "de criança" não tem nada!

8 alimentos perigosos para crianças

Existem alimentos que podem ser prejudiciais a saúde das crianças, seja pelo valor nutricional (excesso de açúcar, sódio e gorduras) ou pelo risco de engasgo por serem inadequados para certas idades. Por isso, é muito importante que as mamães incentivem o aleitamento materno exclusivo até os primeiros seis meses de vida do filhote. Após esse período, durante a introdução alimentar, é válido dar preferência ao consumo de alimentos minimamente processados, como vegetais, frutas e legumes, além de evitar alguns alimentos perigosos que são prejudiciais.

Entretanto, alguns alimentos podem ser muito perigosos para as crianças e por isso devem ser evitados a todo custo. Você sabe quais são?

Confira a nossa listinha com 8 alimentos perigosos que as crianças devem passar bem longe!

  • BOLACHAS E SALGADINHOS: produtos industrializados são ricos em gorduras e sódio, o que pode contribuir para a obesidade infantil, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
  • REFRIGERANTE: essa bebida é nutricionalmente ruim, rica em açúcar e  atrapalha a absorção do cálcio (nutriente essencial para manter os ossos e os dentes fortes). 
  • BALAS, CHICLETES E PIRULITOS: ricos em açúcar, podem causar cáries e são pequenos, o que pode facilitar os engasgos.
  • SUCOS DE CAIXINHA: podem até ser mais práticos e ajudar na correria do dia a dia, mas a maioria são ricos em açúcar e conservantes, e completamente pobres em nutrientes .
  • MACARRÃO INSTANTÂNEO: é uma massa frita, rica em gorduras, com um tempero cheio de sódio, o que pode ser determinante para o desenvolvimento de algumas doenças crônicas como hipertensão e colesterol alto. Vale mais a pena uma massa simples com um bom molho de tomate caseiro. 
  • SALSICHAS: alimentos a base de carnes em geral, gorduras , conservantes e corantes, não agrega nenhum benefício à alimentação infantil.
  • ACHOCOLATADOS E BEBIDAS ACHOCOLATADAS PRONTAS: devemos ter cuidado com o consumo, porque a maioria presente no mercado são feitos a base de açúcar.
  • COMIDAS PRONTAS INDUSTRIALIZADA (HAMBÚRGUER E NUGGETS): esses alimentos são ricos em sódio e gorduras, por isso o ideal é fazer esses pratinhos em casa e preservar a saúde dos filhotes e de toda a família. 

Evitar esses alimentos perigosos ajuda na saúde das crianças e de toda a família. Além disso, devemos lembrar que somos espelhos para os nossos filhos, por isso esses devem ser exemplos de alimentação saudável, assim a família toda sai ganhando na saúde e qualidade de vida!

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas