4 receitas com alimentos azuis e roxos para a criançada

Ricos em antocianinas, os alimentos azuis e roxos protegem o coração, o cérebro e as células do corpo. Confira os benefícios e deliciosas receitas com esses ingredientes!

Ver o filhote saudável e feliz é uma dessas condições importantes para a gente achar que está tudo azul. Para reforçar essa sensação, que tal incluir alguns alimentos arroxeados nas próximas refeições familiares?

O papá que azuleja o dia

Nem sempre associamos azul ou roxo à comida, mas a verdade é que o pigmento que dá essas cores para as plantinhas faz um bem danado ao nosso corpo. O nome dele é antocianina e entre as suas qualidades estão a prevenção das doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e do câncer. Ou seja, coração forte, mente alerta e células funcionando direitinho! Tudo isso por causa das suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres (quer saber o que isso significa? Dá uma olhada neste post).

Realeza das plantas

No reino vegetal não existe sangue azul, mas os alimentos que possuem esse tipo de pigmento são muito nobres! Aqui vai uma lista de papás que vão fazer a saúde reinar na sua casa por serem ricos em antocianinas: uva, amora, mirtilo, figo, ameixa, framboesa, açaí, cereja, jabuticaba, morango, rabanete, repolho roxo, beterraba, berinjela e cebola roxa. Sempre que possível, consuma as frutas e os vegetais com a casca para garantir os benefícios desse antioxidante!

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.