Além da lancheira

Com a volta às aulas o assunto da vez é o preparo das lancheiras. Pais buscando sugestões para preparar, incrementar e, assim, garantir um lanchinho saudável na hora do recreio.

Nutrindo a cuca

Estou sempre falando da importância de nutrirmos os nossos filhotes e não, somente, nos preocuparmos em alimenta-los. Isso inclui cuidarmos da saúde e do bem estar das crianças como um todo. Já é sabido que a participação dos pais na escola contribui para um melhor rendimento no aprendizado, melhora a auto-estima e confiança dos pequenos que se sentem mais seguros e amparados. Além disso é uma maneira de acompanharmos o trabalho que está sendo desenvolvido e entregue pela escola.
Preparar a lancheira, ajudar com o dever de casa, participar das reuniões e não perder, pelo menos, as apresentações da quadrilha e a de fim de ano é o básico. Trabalho voluntário, assistir algumas aulas, organizar grupos de estudo e projetos envolvendo os pais em parceria com a escola seria o ideal!

Um prato cheio para a Mamãe GJr.

O Santiago chegou a frequentar uma escolinha infantil em Campinas antes de nos mudarmos para os Estados Unidos, e até que foi uma experiência muito boa. De grande interação família x escola. Mas como toda a alimentação dos alunos era preparada por lá mesmo sob a orientação de uma nutricionista, eu acabava deixando de contribuir do jeito que eu mais gosto.

Já por aqui em Miami, na classe do filhote, cada semana uma família fica responsável por preparar o lanche da criançada. Como uma das crianças é alérgica a castanhas, os pais são instruídos a levar somente frutas ou vegetais para minimizar o risco de qualquer emergência, já que isso poderia colocar em risco a vida do amigo. Achei a iniciativa fantástica e acho muito importante ensinar os pequenos a se importarem com os coleguinhas. E pontinhos a mais para a escola por sugerir opções saudáveis!!! Quando é a nossa vez, acordo mais cedo feliz da vida com a minha tarefa.

Para a lancheira ou para a classe inteira

Tendo em mente que nem toda escola tem essa dinâmica e prefere reservar este tipo de iniciativa, com a participação dos pais, somente para datas comemorativas, preparei uma listinha de sugestões para algumas ocasiões especiais. Lembrando que muitas delas o abuso de açúcar é estimulado tanto pelas famílias que enviam lanchinhos nada saudáveis ou da escola que presenteia os alunos com doces e afins!

Aí vale a premissa do aprendizado pelo bom exemplo…aprende o filhote, os amiguinhos, a professora, a direção da escola e até os outros pais!

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.